Grupo Reisado da Viola e Banda RivôTrio se apresentam para rallyzeiros no Mercado Cultural de Lençóis
Grupo Reisado da Viola – Lençóis
A diversão está garantida na festa de encerramento do Rally da Chapada, no próximo sábado, dia 06 de agosto, no Mercado Cultura de Lençóis, na Chapada Diamantina. Para deleite dos rallyzeiros, o evento contará com shows de samba e rock com o grupo Reisado da Viola e a Banda Rivô Trio e Outras Substâncias.
O Grupo Reisado da Viola surgiu através de dona Josefa Maria de Souza, nos anos de !960, responsável pelo Terno de Reis que realizava os festejos de Cosme e Damião pelas bandas de Andaraí – típica cidade da Chapada Diamantina. A tradição do Terno de Reis, passada de geração à geração, chegou em Lençóis em 1978 e tem hoje no Reisado da Viola – a continuidade dessa cultura que ganhou novo nome em homenagem ao instrumento líder da orquestração do Terno. Em janeiro, no dia de Santo Reis, e também na Festa de Nosso Senhor dos Passos, dia 02 de fevereiro, o terno sai pelas ruas de Lençóis com um verdadeiro samba de raiz com apelo cultural para manutenção do projeto que basicamente vive de doações de roupas, calçados e alimentos para seus integrantes que somam 12 ao todo. O Reisado da Viola comandado hoje por Dona Dezinha, a neta de dona Josefa, toca o mais genuino samba de roda da Chapada.
Já a banda Rivô Trio e Outras Substâncias sobe ao palco do Mercado Cultural por volta das 22h trazendo um som típico do rallyzeiro: o rock! Formada pelo soteropolitano Luiz Cyfer no vocal, os lençoenses, Branco no baixo e Charlaine – na guitarra pauleira e o paulista Estevam na batera, a Rivô Trio criada há 6 anos, toca clássicos do rock nacional e internacional com releituras de bandas como Dire Straits, U2, Beatles, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, além do baiano e inesquecível, Raul Seixas. “Os participantes do Rally da Chapada podem esperar uma nostalgia boa. Muita música dos anos 1980 e para quem viveu essa época vai relembrar fortes emoções”, afirma o vocalista, Luiz Cyfer.
A EMTRAM, uma das principais operadoras de transporte rodoviário na Bahia, provedora da cultura em diversos municípios do estado, gentilmente está contribuindo com o Rally da Chapada compartilhando raízes culturais de um povo como o Reisado da Viola e promovendo os bons artistas locais como a Banda Rivô Trio.
A EMTRAM possui uma ampla e moderna frota de ônibus rodoviários com veículos monitorados 24h, equipados com poltronas confortáveis, ar condicionado, entradas USB individuais para recarga de celular e tablets, além de motoristas altamente treinados e é mais um parceiro importante do Rally da Chapada.
PREMIAÇÃO E AÇÃO SOCIAL
Os vencedores serão conhecidos na festa de encerramento do evento que também será realizada no Mercado Cultural de Lençóis, com premiação para os cinco primeiros colocados das categorias Frontier Family, Adventure 4×4 e Turismo 4×2. Como uma das provas é a doação de, no mínimo, 10kg de alimentos não perecíveis por carro (quesito desempate), todos os alimentos serão entregues à Escola Creche Mãe Fifa, que atende 78 crianças carentes da cidade de Lençóis.
BAHIA VIAJA NA BAHIA
Paralelo ao Rally da Chapada, Lençóis também sedia, no mesmo fim de semana, o evento Bahia Viaja na Bahia que irá expor o que destinos baianos têm de melhor para atrair visitantes, com rodada de palestras, feira cultural com produtos como vinho, charuto, cachaça, café, frutas vermelhas e chocolate orgânico, além de muita música, promovendo o desenvolvimento da atividade turística na região. O cantor Jau embala os visitantes de Lençóis, no domingo, para encerrar com chave de ouro o fim de semana agitado na principal cidade da Chapada Diamantina.