Por Patrícia Narriman
Os competidores do Rally da Chapada terão o policiamento garantido durante os dois dias do evento com largada na cidade de Lençóis, pólo turístico e cultural da Chapada Diamantina. O efetivo será formado por policiais da 42ª CIPM, CIPPA – Lençóis e também da PRF. Os profissionais ficarão responsáveis pela segurança dos participantes, do público em geral e do meio ambiente, já que diversas áreas são de preservação ambiental e estão no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Os pilotos e suas equipes de apoio (navegadores e zequinhas) sairão do centro de Lençóis por volta das 9h do sábado (06/08) em direção ao Morro do Pai Inácio, na cidade de Palmeiras – ponto de chegada da prova. O trajeto de 100 km vai passar por pontos turísticos e cartões postais da região, como as cachoeiras do Mosquito e Mucugezinho.
Durante o percurso, que deve durar, em média, 3 horas, policiais da 42ª CIPM, CIPPA e da Polícia Rodoviária Federal realizarão a fiscalização e segurança dos competidores em viaturas de 4 e 2 rodas (picapes, motos e quadriciclos), além de policiamento a pé dentro das cidades, na zona rural e na passagem pela BR-242, de competência da PRF. Em alguns trechos da rodovia, haverá o bloqueio do tráfego durante a passagem dos pilotos – já que a estrada tem grande fluxo de caminhões com destino ao oeste baiano.
De acordo com o capitão Estrela Júnior, comandante da 42ª CIPM com sede em Lençóis, a unidade vai contar ainda com o apoio de especializadas como CIPE – Chapada e da CIPPA – Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental. O policiamento ostensivo será iniciado durante a chegada dos participantes na sexta-feira (05/08). Uma base móvel da PM ficará estacionada no local de entrega dos kits (briefing) do evento, no Restaurante Artes e Sabores, próximo à praça Horácio de Matos, no centro da cidade. Ele garantiu que os competidores podem ficar tranquilos “Lençóis tem fama de uma cidade tranquila e isso, nada mais é, do que um reflexo das ações preventivas dos órgãos de Defesa, realizadas de forma rotineira”, salienta o capitão Estrela.
Os pilotos e equipes também contarão com o reforço da CIPPA, comandada pela major Sheila Dias, que além de Lençóis, coordena outras 125 cidades com foco na proteção ambiental da região cercada por fauna e flora diferenciadas e por áreas tombadas que fazem parte do Parque Nacional da Chapada.
“Nossa preocupação é proporcionar proteção e preservação ecológica através de ações de fiscalização nas áreas de mineração, poluição, evitando as queimadas criminosas e a caça e pesca ilegais, além de rinhas de galo, o que também é crime” ressaltou a major.
Quando perguntado sobre a expectativa da Polícia Militar da Bahia em relação ao primeiro Rally da Chapada, o capitão Estrela não hesitou: ” Cumpriremos a nossa missão com excelência, que é preservar a vida, a cidadania e a ordem pública. Que os competidorees venham para Lençóis, com o mesmo espírito que impera na Chapada Diamantina: o de paz, tranquilidade e diversão”, finalizou o PM.
O Rally da Chapada é um evento realizado pela N2 Comunicação Integrada e Restaurante Artes & Sabores e conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da SETUR – Secretaria de Turismo da Bahia e SUDESB. Apoio: Terra dos Diamantes Hotel, Hotel Canto das Águas, Hotel de Lençóis, Vila Pugliesi Hotel Boutique, Pousada Vila Serrano, Vila Sancar Pousada, Lampião Culinária Nordestina, Quarar Restô & Café, Restaurante Quilombola, Garimpo Gourmet, Restaurante Cozinha Aberta, Bistrô do Mato, Santo Chico Sushi Bar, Cozinha Italiana da Marisa e Trattoria Bell’Italia