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Regulamento

 Regulamento Geral

Definição:

O RALLY DA CHAPADA é uma prova de estratégia e navegação, específica para automóveis 4×4 e 4×2, onde cada EQUIPE irá cumprir tarefas pela região da Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de angariar pontos. Vencedora será a EQUIPE que obtiver o maior número de pontos. Havendo empate, serão considerados os critérios de desempate.

Em 2024, cada etapa faz parte da COPA RALLY DA CHAPADA.

Equipes Competidoras:

Serão formadas EQUIPES compostas por UM VEÍCULO. Poderão ser formadas por livre escolha dos participantes. A elas será atribuído um único número.

Cada veículo participante poderá, no máximo, conter CINCO COMPETIDORES (o condutor mais quatro passageiros, por veículo).

Itens obrigatórios e opcionais:

É obrigatório que cada veículo participante portar um aparelho Smartphone ativo.

  • permitido a equipe portar equipamentos auxiliares (odômetros, GPS, notebooks etc.), a não ser que a organização indique expressamente o contrário, previamente à realização de cada etapa ou no respectivo regulamento complementar.

Inscrições e participantes:

As condições para a inscrição serão fixadas pelos organizadores.

Uma vez inscritos, caso estejam impossibilitados de participar da prova por motivo superveniente, os competidores NÃO ficam obrigados a cancelar sua inscrição.

Todos os COMPETIDORES, sem exceção, deverão ratificar sua inscrição através da apresentação de documentos de identidade (RG ou similar) e assinatura pessoal nos termos de responsabilidade emitidos pelo sistema de inscrição (vedada a assinatura por procuração).

O CHEFE DE EQUIPE representará o veículo inscrito e os integrantes das respectivas equipes em todos os atos da competição, como retirada e devolução de materiais ou equipamentos, apresentação de documentos à mesa de secretaria, comunicações com a direção de prova ou qualquer integrante da equipe de organização, presença no briefing anterior à largada, entre outros, exceção feita à assinatura pessoal dos termos de     responsabilidade, na forma descrita no parágrafo anterior.

Sem a presença pessoal e identificação do CHEFE DE EQUIPE na secretaria de prova, não será iniciado o processo de ratificação de inscrição do veículo e equipe.

Idades:

Somente serão aceitas inscrições de equipes que contenham pelo menos um condutor em cada veículo, maior de 18 anos e devidamente habilitado e documento válido (CNH).

Acompanhantes do veículo terão idade mínima de 08 (oito) anos, desde que utilizando os equipamentos de segurança descritos no Código de Trânsito Brasileiro, sendo obrigatório aos menores uma autorização por escrito de seus responsáveis, onde deverá constar o nome do evento, nome da cidade em que ela se realiza, nome completo, números de RG e CPF e assinatura do responsável reconhecida firma em cartório.

Responsabilidades:

O ato da inscrição para a prova caracteriza a declaração dos COMPETIDORES e de seus responsáveis legais de que assumem todos os riscos decorrentes dela, consigo ou com outrem, com seus veículos e equipamentos. Declaram também que conhecem e aceitam inteiramente os termos deste regulamento e dos termos de responsabilidade específicos de cada prova, isentando organizadores, promotores, supervisores e patrocinadores de quaisquer acidentes, independente do tipo ou natureza, que possam ocorrer antes, durante ou depois da prova, dentro ou fora dos veículos. A inscrição da EQUIPE indica que o responsável assume todas as responsabilidades pelos atos cometidos durante o período e o percurso da prova.

Caracteriza, ainda, a cessão integral e a título gratuito, por prazo indeterminado e em caráter exclusivo, de todos os direitos relativos à imagem de todos os integrantes da equipe ao RALLY DA CHAPADA, aos patrocinadores, aos copatrocinadores a aos organizadores do evento, permitindo a estes sua exposição em qualquer meio de comunicação, nacional ou internacional, antes, durante e após o evento, sem qualquer restrição.

Autoridade dos Diretores de Prova:

Todo concorrente, ao se inscrever para participação na prova, declara conhecer o regulamento e a ele submeter-se, reconhecendo integralmente a autoridade única dos diretores de prova, aos quais deve se dirigir com dignidade e respeito.

Todo COMPETIDOR declara também que renuncia ao direito de recorrer a qualquer júri, esportivo, civil ou criminal, por mais privilegiado que seja.

Por razões de segurança ou de força maior, a direção de prova poderá a qualquer tempo (antes, durante ou depois da sua realização), promover o cancelamento das tarefas, impedir o tráfego dos veículos participantes em determinadas áreas indicadas ou não nas cartas-imagens, ou mesmo cancelar a competição como um todo.

Briefing Técnico:

Será feita uma preleção antes da prova para informar aos participantes sobre os objetivos do evento, características da prova, peculiaridades do percurso e infraestrutura organizacional, com a presença obrigatória do CHEFE DE EQUIPE DE CADA EQUIPE e optativa aos demais COMPETIDORES.

Largada:

A ordem de largada das EQUIPES será numérica, em intervalos regulares de 1 a 10 MINUTOS, ou outro, a critério dos organizadores.

As EQUIPES terão sua numeração e ordem de largada determinada pela ordem de inscrição.

As equipes terão horários de largada divulgado em ofício a ser distribuído de forma impresso a partir das 07:00 Horas, no local de largada.

Categorias:

  • 4X4 – Categoria voltada exclusivamente para veículos 4×4.
  • 4X2 – Categoria voltada exclusivamente para veículos 4×2.

Horário de Largada:

O horário de largada deverá ser obedecido pela EQUIPE sob pena de perda de desclassificação.

O mesmo será informado pela organização do evento até as 07:00 horas do dia da prova.

Tarefas:

As tarefas poderão estar localizadas em praticamente qualquer lugar, como ruas, becos, vielas, pontos turísticos, com locais previamente autorizados etc.

Em algumas, os organizadores poderão exigir, o carimbo dos passaportes, que as EQUIPES participem de determinada prova ou desempenhem certas tarefas.

A carimbagem deverá ser feita no local especificado no passaporte, sob pena de não computação dos pontos relativos ao PC.

Velocidade:

As EQUIPES deverão a todo tempo observar as leis de trânsito locais.

Nenhum veículo poderá ultrapassar as velocidades estabelecidas

1. pelos organizadores (de acordo com indicação nas cartas-imagem);

2. pela legislação de trânsito;

3. pela sinalização local, devendo, caso haja divergência entre elas, SEMPRE PREFERIR A MENOR.

A velocidade de tráfego dos veículos das EQUIPES será rigorosamente controlada pelos organizadores através de fiscais-cronometristas (anônimos), radares. O excesso de velocidade será severamente penalizado, com a perda de pontos e/ou desclassificação.

O ato da inscrição implica na concordância dos proprietários dos veículos participantes com que os organizadores fiscalizem a velocidade exercida durante a prova, sob pena de desclassificação da EQUIPE.

É passível de exclusão imediata da prova, o veículo que estiver com plotagem ou adesivos de publicidade, logomarcas de produtos e serviços alusivos a empresas que estejam fora de acordos comerciais e mediante anuência e devida autorização da organização do Rally da Chapada;

Penalidades:

Punição da equipe:

  • que não estiver com o veículo devidamente adesivado conforme o mapa de adesivagem informado;
  • veículos adesivados com marcas conflitantes aos patrocinadores do Rally da Chapada (exclusão da prova).
  • em que a dupla principal (Piloto e Navegador) da equipe não estiver trajando a camiseta oficial do evento.
  • que não apresentar em tempo hábil todos os documentos e termos exigidos pela organização, devidamente preenchidos e assinados;

Não está liberada a publicidade de patrocinadores pessoais ou patrocinadores conflitantes com os parceiros comerciais do evento (tanto na adesivagem do veículo como nas vestes da dupla).

É proibido o uso das seguintes publicidades, sem autorização da organização do Rally da Chapada:

– Política;

– Racista (ou preconceituosa) em quaisquer de suas formas; qualquer outra que infrinja a legislação nacional.

 

Será desclassificada a equipe:

  • que trafegar de forma errônea, não seguindo as normas de trânsito. Esta penalidade não isenta a equipe de responder e arcar com responsabilidades, decorrentes do ato, perante os prejudicados;
  • que (qualquer um de seus integrantes) ingerir e/ou portar bebidas alcoólicas durante o transcurso da prova.
  • que trocar os COMPETIDORES inscritos por outros. Em qualquer caso de força maior que obrigue esta atitude, o fato deverá ser formalizado junto à organização por escrito, com o nome dos COMPETIDORES trocados, pelo menos 120 minutos antes da largada e com a assinatura dos respectivos termos de responsabilidade;
  • que obstruir propositadamente a passagem de outro concorrente;
  • que desacatar as decisões dos diretores de prova, organizadores e monitores;
  • na qual qualquer um de seus integrantes deixar de utilizar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro e a todo o tempo;
  • que tumultuar o trabalho dos PC’s;
  • que for flagrada jogando lixo em qualquer ponto da prova;
  • que danificar, de qualquer forma, os PCs e seus componentes;
  • que remover ou modificar qualquer instalação de componentes eletrônicos efetuada pelos organizadores;
  • que (qualquer um de seus integrantes) ingressar nas áreas de acesso restrito aos organizadores do evento.
  • que adotar atitude antidesportiva, assim considerado qualquer ato de agressão ou desrespeito a outros concorrentes ou organizadores, desde o momento da inscrição até o final da festa de premiação e encerramento do evento.
  • Qualquer tipo de agressão ao parque nacional da chapada diamantina.
  • Que ultrapassar o limite máximo de 4 (quatro) Horas de prova.

A critério dos organizadores, a falta de conformidade às regras, espírito e etiqueta do evento; bem como a inobservância aos princípios de justiça, ética, respeito e senso de companheirismo com outras equipes e seus integrantes, poderá ser repreendida, ex ofício ou por provocação dos interessados, com penas que variem desde advertências informais até a exclusão definitiva e impedimento de inscrição em qualquer etapa da competição.

Sempre que necessário, será formada uma comissão composta de 3 integrantes escolhidos entre os organizadores do evento para analisar e julgar as faltas disciplinares.

Contagem de Pontos:

Vencerá a EQUIPE que no final da prova tiver o maior número de pontos arrecadados durante todo o evento, descontadas eventuais penalidades.

Os critérios e valores de penalidades (perda de pontos e desclassificação por atraso, desrespeito a limite de velocidade, violação de mão de direção, entre outros) serão especificados no Passaporte Oficial do evento.

Para efeito de classificação, serão computados os pontos das EQUIPES com as 5 (Cinco) melhores colocações de cada categoria de forma independente, sem mudanças de categoria dentro da mesma etapa de inscrição.

Empates:

 Caso haja empate, o critério de desempate será:

  1. Menor tempo total;
  2. Tarefa surpresa entre as equipes;
  3. Piloto com maior tempo de habilitação junto ao Detran.

Apuração, divulgação dos resultados e reclamações:

A indicação do horário de chegada, identificação do cumprimento ou não as tarefas, específicas de cada EQUIPE, serão apuradas oportunamente EM ÁREA DE ACESSO RESTRITO AOS ORGANIZADORES DO EVENTO no local da devolução dos documentos/planilha da prova, e serão entregues às equipes que expressamente, através de um dos CHEFES DE EQUIPE, requisitarem sua expedição.

Após a chegada da última equipe ou sua desclassificação por atraso, será oportunamente apurado e publicado o quadro geral “PC a PC” de todas as equipes.

Eventuais reclamações deverão ser encaminhadas diretamente por um dos CHEFES DE EQUIPE a um dos DIRETORES DE PROVA, no local da devolução dos passaportes, por escrito e no prazo máximo de 30 minutos após a distribuição da “ficha de performance”, ficha esta que deverá ser assinada por um dos LÍDERES e devolvida juntamente com a reclamação.

As reclamações serão avaliadas e decididas, antes da divulgação dos resultados, por comissão formada por pelo menos 3 (três) ORGANIZADORES do evento, sendo pelo menos um deles um DIRETOR DE PROVA.

As penalidades apuradas por outros meios (relatórios de monitores, fiscais de campo, entre outros) serão aplicadas às EQUIPES por decisões soberanas dos DIRETORES DE PROVA. Estas penalidades não serão indicadas na “ficha de performance” nem no quadro “PC a PC” e não estarão sujeitas a reclamações.

Não serão recebidas reclamações das EQUIPES que não tiverem assinado a respectiva “ficha de performance” ou que não as encaminharem no prazo e local indicados acima.

Todas as eventuais dúvidas e informações que as equipes tenham a respeito da prova deverão ser esclarecidas junto aos organizadores pelos CHEFES DE EQUIPE, exclusivamente no local de devolução dos passaportes.

Os resultados serão divulgados na sede do evento.

Premiação:

Serão premiadas com troféus as 3 (três) EQUIPES mais bem colocadas.

O horário limite será divulgado pela organização na data do evento.

Após este horário, a EQUIPE perderá o eventual direito aos prêmios.

 

 

Salvador/BA, 13 de outubro de 2023.

REGULAMENTO

REGULAMENTO

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Evento: Rally da Chapada

Calendário 2024 da COPA RALLY DA CHAPADA

  • Data: Janeiro 2024
  • Local: Palmeiras-BA
  • Vagas: 60 Duplas
  • Categorias
    • 4X4 – Categoria voltada para veículos exclusivamente para veículos 4×4.
    • 4×2 – Categoria voltada para veículos exclusivamente 4×2.
  • Cronograma: Largada as 10:00 HRS

Autoridades Desportivas

  • Presidente: Miguel Jacob Miguel Filho
  • Diretor de Prova: Roberto Cunha
  • Comissário Desportivo: Rafael Montes
  • Cronometragem: PRO RALLY 
  • Responsável pela Prova: N2 Comunicação Integrada
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