Um dos destinos do Rally da Chapada, cidade de Palmeiras, abriga o Parque Nacional da Chapada Diamantina e respira ecoturismo
Por Patrícia Narriman
Ela já fez parte de Lençóis – quando ainda era vista como vila e chamada de Vila Bela das Palmeiras. Mas foi em 1890 que deixou de ser um território da vizinha famosa ganhando ares de cidade e um novo nome: Palmeiras! Uma cidade onde o Ecoturismo se faz presente o tempo todo e que conta com trilhas e cenários dignos de novela! Não é à toa que novelas como as globais Pedra sobre Pedra (1992) e mais recentemente Nos Tempos do Imperador (2021) tiveram como cenários os morros e vales dessa belíssima cidade chapadeira.
Engana-se aquele que pensa que Palmeiras é conhecida apenas pelo Morro do Pai Inácio – principal cartão postal da Chapada Diamantina. Palmeiras é a cidade-sede do Parque Nacional da Chapada e conta com destinos de relaxamento, cura interior e diversão como as cachoeiras da Angélica e da Fumaça – segunda mais alta do país, com 380 metros de pura queda d’água!
Com cerca de 9.100 habitantes, Palmeiras é cercada por morros, serras, montanhas que compõem a paisagem do lugar que vive, essencialmente, do turismo. Se a turma é do estilo alpinista – morros altos e ingrimes – é o que não falta! São 5 em Palmeiras – e o mais alto não é o Morro do Pai Inácio não e sim o Morro Branco com 1.545m de altitude. Na sequencia vêm o Pai Inácio com 1.170m, Morro da Volta da Serra com 1.120m de altitude, o também famoso Morro do Camelo com aproximadamente 1.090m e o Morrão, que apesar do nome, é o menor em altura “apenas” 400m. Cachoeiras, trilhas, prédios históricos e povoação bucólica complementam as atrações turísticas dessa cidade pitoresca!
DESCONECTADO DO MUNDO
Se você quer mesmo desconectar de trabalho, celular, problemas, o Vale do Capão, no distrido de Palmeiras, é o lugar ideal para ficar OFF! O acesso é por estrada de terra, ou de chão como o bom baiano costuma falar…e aproveite para começar a se desligar do mundo real porque adentrando ao Vale do Capão a vibe é outra: é natureza 24 horas. Éa simplicidade se fazendo presente na vida até então pautada no consumismo. É o corre-corre dando lugar à calmaria. E lá na frente você vai avistar uma vila, uma praça e várias casinhas…seja bem vindo ao mundo Zen! No Vale do Capão tem belezas naturais como a Cachoeira da Angélica, que é de fácil acesso e a mais famosa da Chapada – a Cachoeira da Fumaça – que o trilheiro anda por 6,5km para chegar até a bonitona de quase 400m de altura.
O nome remete a queda d’água da cachoeira – que de tão alta – o visitante só consegue ver fumaça. O internacional Vale do Capão tem o estilo de vida de sua gente o mais naturalista vivenciado na localidade. É lá também que a gastronomia diversificada faz sucesso e tem até Festival para mostrar as delicias do Vale, realizado bem nessa época de julho/agosto. É no Vale do Capão que você já deve ter ouvido falar da deliciosa pizza de apenas dois sabores (um doce e outro salgado) e dos famosos artisttas da terra que se apresentam no Circo do Capão – que tem apresentações itinerantes. O lugar zen, naturalista, de gente leve, conta ainda com hospedagens de grande porte – agregando um potencial incrível para uma vila tão eclética! E se você quer aproveitar o embalo e seguir para outro vale – o Vale do Pati ( qu e pertence aos municipios de Mucugê e Andaraí) – a estrada do Capão é um dos três acessos possíveis para esse destino, que você vai precisar de mais dias e de coragem para desaparecer do mapa por um tempinho mesmo!
MELHOR CARNAVAL DA CHAPADA
Campos de São João e Conceição dos Gatos, povoados de Palmeiras, também vêm caindo no gosto dos turistas, baianos ou de fora. Nesses locais também há diversas trilhas e cachoeiras ainda pouco visitadas e com imagens deslumbrantes. Nelas é preciso estar acompanhado de guias.
Fora tudo isso você já imaginou carnaval na Chapada? Ah, o de Palmeiras é o mais famoso da região.”São 96 anos de tradição. Diferente de tudo que já se viu, a festa de Momo em Palmeiras é a melhor da Chapada Diantina. Dois anos já sem essa festa, 2023 promete”, adianta a secretária de Turismo da cidade, Andréa Oliveira. Formada em administração – Andréa ressalta que em 2022, as Secretarias de Turismo e Cultura se fundiram e agora andam juntas – fortalecendo, ainda mais, o turismo em Palmeiras “Uma secretaria nova, que veio para fomentar e colocar a cidade de Palmeiras, entre os destinos mais desejados da chapada Diamantina. E poder trabalhar o sentimento de pertencimento da população em nossas manifestações culturais é muito gratificante!, finaliza a secretária que também trabalha lado a lado com a Secretaria de Meio Ambiente do município, responsável pelo Parque Nacional da Chapada e da manutenção ambiental de cartões postais como o Morro do Pai Inácio.
Palmeiras é uma das cidades por onde os participantes do Rally da Chapada passarão. Uma excelente opção para você conhecer um dos destinos mais procurados do país, para se divertir ou somente desopilar